terça-feira, 2 de novembro de 2010

Krishna Janmastami

O blog não morreu!!!

Sim, meu ouvido tá doendo já de tanta gente perguntando: 'Tu não vai atualizar o blog?', mas ultimamente não andava muito inspirado pra escrever, e fui deixando pra depois. Também à pedidos, vou tentar mostrar mais a Índia e não só os perrenhes que eu passo por aqui.

Bom, muita coisa se passou desde o último post, e algumas coisas ficaram pra trás e não foram postadas. Pra vocês terem uma idéia, este post de hoje é de uma celebração do dia 02 de setembro, chamada Krishna Janmastami, ou também de Dahi Handi. Mas afinal, que raios é Krishna Janmastami? Bom, vamos lá.

Krishna Janmastami é a celebração do nascimento de Krishna, sendo comum os devotos deste Deus ficarem em jejum desde o dia anterior até a noite da celebração. Aqui em Pune e também em Mumbai, Krishna Janmastami também é chamado de Dahi Handi, pois é tradição nestas cidades pendurar bem alto pelas ruas grandes potes cheios de 'requeijão', representando uma passagem da história de Krishna de quando ele, ainda criança, junto com seus amigos, formaram uma pirâmide humana para alcançar um pote de requeijão (Dahi). Existe todo um significado por trás deste pote, sendo ele a representação do ego e da identificação do senso da mente, blá blá blá, mas como eu não sou espiritualizado, deixo pra vocês procurarem no Google.

Estes potes não estão pendurados na rua por acaso. Estes potes estão pendurados justamente para que as pessoas formem pirâmides humanas para alcançá-los, e aqueles que o conseguirem, terão sorte, dinheiro, sucesso e tudo mais que a pessoa deseja realmente alcançar. Bom, como geralmente as pirâmides humanas eram formadas no período da manhã e da tarde, eu não consegui ver muita coisa à respeito. Eu vi só uma, à noite, e mesmo assim de longe, ou seja, quase não vi. Até tentei tirar uma foto, mas como minha máquina velhinha não tem zoom, não dá pra ver nada.

De Krishna Janmastami
Se olharem bem, no fundo tem uma mini-pirâmide.

Como a celebração funcionava, ninguém soube nos explicar. Então à noite, quando todos de casa voltaram de suas atividades, saímos à caminhar pela Old Pune atrás das tão faladas celebrações de Krishna. E no caminho descobrimos várias pequenas festas em algumas ruelas, organizadas pelos moradores do local. E lógico que quando eles viam o bando de gringo de longe, já enlouqueciam, começavam a gritar e já nos puxavam pro meia da roda e ficavam fazendo a gente fazer umas dancinhas indianas ridículas. Teve até um que chegou a colocar o japonês na cacunda!!

De Krishna Janmastami

De Krishna Janmastami

E conforme adentrávamos mais e mais na Old Pune, o número de pessoas ia aumentando, assim como o tamanho das festas de rua. Até que chegamos numa que parecia ser a mais animada. Até iluminação laser tinha!!! Fomos entrando na rua, mas aos poucos eu e o André percebemos que havia uma coisa errada: só homens no meio da rua comemorando, enquanto mulheres só nas calçadas... Nós dois ficamos na calçada, enquanto a finlandes Josefina, que se acha a indiana (percebam nas fotos que até kurta ela tava usando), puxou as alemãs Marina e Christina pro meio da roda, no meio da rua. Foi quando a indianada toda foi a loucura, fechou a roda, e as três sumiram no meio da multidão!! Então um indiano de alma caridosa veio avisar o André e eu: 'O que vocês estão fazendo aqui? Isto aqui é a zona de prostituição!!' Sim, estávamos na ZONA, na FARRAPOS DE PUNE!!! Foi então que mergulhamos no meio da roda para resgatar as gurias, que estavam sendo apalpadas por dezenas de indianos tarados!!

Depois disto, só demos mais algumas voltas e voltamos pra casa. Era aventura suficiente para uma noite só. Confiram as fotos!!