quinta-feira, 1 de maio de 2008

Churrasquinho no Main

Quem tá vivo sempre aparece, né seu Fred Laydner (ou devo chamar de Fred Boyne?). Como foi na prova de projetos?

E Betinho, um abraco pra ti e todo mundo da Souza Cruz.

E mais abraco pra todo mundo que tá comentando (Filipe, mae, Papi (mto boa essa assinatura...), Keta e cia, Robson e cia., Neto, Alemao (quando tu vem pra cá, Alemao? Isso aqui é mto bala!!!!!), e pros demais que comentaram nos outros posts.

Quarta-feira foi o último dia do Martin aqui em Frankfurt, porque ele é de Köln e tava só fazendo um estágio na escola. E como ele me ajudou na busca e conquista do novo apartamento, tinha que fazer uma festinha de despedida pra ele. Entao eu e o Luis, depois de comermos uma churrasquinho de lula no domingo, pensamos: vamos fazer um churrasquinho brasileiro pros gringos!!! Ia ser uma boa maneira de nos despedirmos do Martin, e ainda poderiamos mostrar pra eles o que é um verdadeiro churrasco.

Compramos uma churrasqueirinha de montar por 5 euros, mais carvao, sal grosso e espetinho de madeira pra fazer filé-miau. Mas na hora de comprar a carne foi foda. Compramos uma linguica com cara de salsichao, mas que na hora de espetar se desmanchava toda. Carne de gado aqui é artigo de luxo, 16,90 euros o kilo de uma carne argentina pra churrasco. Que facada!!! Tinha umas carnes bem mais baratas, mas a moca do supermercado falou que elas nao serviam pra churrasco, entao compramos um pedaco miudo só pra dar um saborzinho. Carne de porco nao me arrisquei porque nao achei um pedaco com cara de lombinho ou coisa do tipo. Achamos coracado de galinha no supemercado, e, diferente do Brasil, foi a carne mais barata que compramos, porque aqui quase ninguém come. E compramos mais umas cebolas pra fazer uns espetinhos de xixo mesmo, já que a carne de gado era miúda, entao fizemos uns espetinhos com carnes mistas e cebolas pra entupir o pessoal. Ainda fomos na lojinha brasileira pra comprar farofa, porque caso o churrasco desse errado, mergulhariamos o espetinho na farofa e os gringos nem veriam o que estao comendo, estratégia esta muito utilizada nos churrasquinhos de beira de estádio de futebol. Só nao dá pra convidar turco pra churrasco, porque como eles nao comem carne de porco porque sao muculmanos, tivemos que fazer uns espetinhos so de carne de gado, ou seja, comeram só o filé.

Mas o maior problema do churrasco seria o local. Onde poderíamos fazer o tal assado? Pensamos no nosso prédio, mas o bairro aqui é tao silencioso que certamente teriamos problemas com os vizinhos. Entao o Martin deu a idéia de fazermos embaixo de uma das pontes do Rio Main, coisa que no Brasil seria de mendigo mas como eles aqui nao tem isto seria tranquilo. Porém um detalhe mórdico, é proibido fazer churrasco lá. Ou seja, poderiamos ter problemas. Fomos todos cheios de sacolas pra beira do Rio, e armamos a farofada nos bancos do gramado, pois dae teriamos onde sentar. E também porque nao sou mendigo pra fazer churrasco embaixo de ponte. E lá fui eu assar o churrasco (e quem me conhece sabe que nunca assei porra nenhuma). O carvao foi uma supresa, pois todas as pedrinhas tinham formato de sabonete, nao que nem o do Brasil que é... é... é carvao mesmo porra, nao esta porcaria de sabonete. Como eles gostam de uma bichice aqui, impressionante. Fiquei pensando como será que eles fazem este carvao, será que deve ter uma fábrica de criancas chinesas orfas só pra esculpir o carvao? Bom, mas depois que o carvao pegou fogo, e olha que foi fácil acender ele, ele mostrou porque ele é tao balaqueiro. É só acender e esquecer dele. Ele nao apaga e dura a noite toda. Ou seja, nao gastei nem um quilo dos tres que havia comprado. Carvao profissional. É, essas criancas chinesas sabem fazer carvao.

O coracao de galinha rendeu muito assunto, porque os gringos nunca haviam comido coracao. Os coracoes fizemos em espetos separados, porque sabiamos que eles iriam estranhar. Mas era muito engracado ver eles surpresos com os espetinhos. Primeiro eles nao acreditavam, achavam que estavamos de piada (talvez porque estamos sempre fazendo piadas aqui). Depois que mostravamos pra eles o formato, eles acreditavam e faziam uma cara de nojo. E na hora de comer, analisavam o espetinho, davam uma cheiradinha, depois davam mais uma analisada, mais uma cheiradinha, até criar coragem e comer. Mas depois que comiam, diziam: tem gosto de carne! E gostaram de comer. Em relacao aos espetinhos de xixo, os gringos acharam muito salgado. Pra mim e pros demais brasileiros tava bom, mas como eles nunca comeram o nosso churrasco posso imaginar o motivo da impressao. No churrasco tinham dois irmaos franceses que estao morando no apartamento da escola agora, uma guria de 19 anos e um guri de 17. Imaginem dois adolescentes franceses todos mimadinhos e acostumados com a culinária francesa comendo filé-miau e coracao de galinha. Resultado: a guria pegou um espetinho, comeu dois pedacinhos, nao gostou, e, discretamente, achando que eu nao estava olhando, devolveu pra churrasqueira. Azar o deles, porque sobrou mais pra nós. Eles que vao comer churrasco de lula.

Mas os demais gostaram, principalmente o Martin e o Okan, namorado turco da Mica. O Tuncay nao morreu de amores e os franceses fizeram fiasco. Kein problem. E quanto a polícia, passaram de viatura duas vezes por nós e nao fizeram nada, nem diminuiram a velocidade pra ver se estavamos aprontando algo. Ou seja, mais churrascos virao por ae. Entao dicas nos comments de como fazer churrasco serao bem-vindas, porque senao o amador aqui vai ter que aprender na marra mesmo. E por favor, enfoquem as dicas em outras variedades de carnes, porque carne de gado aqui é artigo de luxo.

Continuem comentando.