quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cultura alemã - CORREÇÃO

Na segunda-feira falei com a minha professora (aliás, nova professora, pois troquei de turma e fui pra uma mais avançada) e contei pra ela sobre minha experiência gastronômica do domingo. Falei pra ela q tinha ido à um restaurante de comida típica alemã e ela me perguntou o q eu havia comido. Segue a reprodução do diálogo:

Rafael: Sauerkraut...
Ute: Das ist deutsch!

Rafael: Händkase mit Musik...
Ute: Das ist hessich (hessich é quem nasce em Hessen, onde fica Frankfurt).

Rafael: Ei und grüne Sosse. (Sosse é com aquele "S" maluco alemão, mas não achei nesse teclado).
Ute: Hessich!

Rafael: Costela de porco...
Uter: Hessich!

...

Ou seja, o que eu achei que seria uma comida típica alemã na verdade era comida típica de Hessen, estado onde moro. Mas se formos comparar com o Brasil, a polêmica seria a mesma: como um turista pode comer uma comida típica brasileira, se no Brasil cada região tem sua própria culinária... acho q só se servirmos arroz e feijão pros gringos, mas então isto seria muito sem graça.

Bom, o que importa pra mim é que a experiência gastronômica foi muito legal, e por enquanto foi a comida mais alemã que eu já comi, mesmo sendo característica de Hessen.

E faltou um detalhe em relação as cervejas... aqui o pessoal realmente bebe cerveja quente. Não que eles não gostem dela gelada, mas na falta de gelada, vai quente mesmo. E não fica ruim não, porque aqui a cerveja é bem mais amarga que a nossa, então não fica ruim de tomar ela quente. Acho que com uma Skol não dá pra fazer o mesmo, mas assim que eu voltar pro Brasil vou tentar...

Queria, por meio deste blog, agradecer a minha amiga Márcia Midori, última brasileira a chegar aqui na escola onde estudo, nossa paulista japinha, por ter me emprestado o seu notebook por este período em que ela estava morando na sua Gastfamily. Me quebrou um galhão, além de me entreter bastante enquanto estou em casa. Obrigadão, "Midoli".

E pra quem quiser bater um papo comigo pelo Skype, até o dia 06 estou com o notebook dela, então é só me adicionar lá e se eu estiver online, é só vir falar comigo.

No próximo post colocarei mais notícias sobre o blues aqui, já que tem muita gente pedindo informações sobre isto.

Até lá.

Pra finalizar, alguns videos de Frankfurt que achei no YouTube.