quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eurocopa 2008 + Coisas que só acontecem na Alemanha

Finalmente começou a Eurocopa... Depois de muita propaganda na TV, até que enfim começou o tão esperado campeonato das seleções européias. Mas não pensem que a Eurocopa é que nem a nossa Copa América, que ninguém nunca sabe quando tem, ninguém dá bola antes de começar, todo mundo só sabe que existe quando começa, todo mundo só assiste aos jogos do Brasil, e por ai vai. Não, a Eurocopa é como se fosse uma mini-Copa do Mundo. TODO mundo acompanha TODOS os jogos, sabe qual seleção tá por cim, qual tá por baixo, tem telão no centro da cidade pra assistir e tudo mais.

E aqui, diferente do Brasil, tem gente de todas as nacionalidades na mesma cidade. Então se vê bandeiras de tudo quanto é país participante por tudo, penduradas nas janelas das casas, presas nos vidros dos carros, enfeitando as inúmeras bicicletas, ... Diferente do Brasil, que na Copa América só se vê bandeira do Brasil. E isto deixa um clima muito legal no ar, pois todas as torcidas estão representadas, então dá pra ver no mesmo local pessoas torcendo pra ambos países que estiverem jogando. Então tem muita provocação, muita ironia, mas tudo na paz, sem briga nem nada. Na verdade, os únicos que fizeram confusão foram os malditos turcos (só podiam ser eles), que aqui em Frankfurt, após a derrota para Portugal jogaram garrafas e pedras nos carros da polícia. Só podia ser este povinho. Aliás, daqui a pouco vou eu e meu isoporzinho (meu e do Luis) pro centro assistir ao segundo jogo da Turquia. Tomara que ela ganhe, pois não quero levar pedrada.

E é nesses momentos que o alemão não tem vergonha de dizer que tem orgulho de ser alemão. Sim, pois devido a Segunda Guerra Mundial, aqui existe um sentimento nacional de remorso, que não deixa eles dizerem que tem orgulhos de serem alemães. É um assunto muito polêmico aqui, que os deixam confusos em relação ao sentimento de patriotismo. Houve até uma vez um político que em rede nacional disse que tinha orgulho de ser alemão e foi muito criticado por isto (quem me contou isto foi a Marielle). E, segundo a Tina, coordenadora da escola que eu estudo, foi somente durante a última Copa do Mundo, que foi realizada aqui, que o patriotismo começou a voltar na Alemanha. Pois até então ninguém tinha coragem de hastear uma bandeira na frente da sua casa. E só durante esta Copa que todos começaram a se unir de novo, e a idéia de unidade começou a voltar... Só espero que o resultado disto não seja uma terceira guerra mundial... Brincadeirinha.

Trocando de assunto, existem coisas que só acontecem aqui. Tenho jogado futebol direto aqui, num parque chamado Grünenburgpark, que aliás já comentei num post anterior, mas não custa nada repetir. É um parque muito grande, bem pertinho da minha casa, com grandes gramados, onde sempre tem gente jogando futebol. As traves das goleiras são as mochilas dos jogadores e não tem lateral. Ou seja, se tu quiser pode correr dar a volta ao mundo com a bola dominada, desde que não saia pela linha de fundo. E como é gramado, até comprei uma chuteira de trava, pois fiquei com medo de romper os ligamentos do joelho de novo, já que quando isto aconteceu eu estava jogando com chuteira de futsal em gramado, e foi num escorregão que me foi o joelho. Então não custa nada prevenir, né? E quase todo domingo eu jogo futebol lá com um pessoal cativo, e sempre dá uns 11 contra 11, por ai. Aqui não existe time de fora e coisas do tipo. Bom, até aqui nada demais... Mas o engraçado é que neste parque, em algumas partes é área de FKK (Freikörperkultur), ou seja, é uma área de nudismo, ondem fica um monte de peladão, na maioria gay, tomando banho de sol no gramado. E esta área fica bem perto daonde eu jogo sempre no domingo. Só que domingo passado, alguns deles resolveram utilizar-se do "nosso gramado", e quando chegamos lá para jogar, já tinham alguns ali estabelecidos. Lógico que quando eles viram que iamos jogar eles saíram do gramado, mas teve um que permaneceu ali, deitado bem contente na lateral do campo, como se nada estivesse acontecendo. Então imaginem a cena, nós jogando futebol, e um ser pelado deitado na lateral do campo... e o pior é que como aqui não tem lateral, seguido a bola corria pra perto do pelado, e dai era aquele bando de homem dividindo bola e um pelado no meio. Ou então correndo com a bola dominada e dai, bem na direção da arrancada, lá estava ele. Então tinha que pular por cima do sujeito, como se fosse uma prova de hipismo. Ou a bola picando na bunda do pelado... Ou então... é melhor parar por aqui.

3 assunto: Blues. Toquei mais algumas vezes naquele lugar, e agora já tô ficando meio que camarada do pessoal. Até uns carinhas que na primeira vez foram antipáticos comigo agora já estão bem legais. De repente foi só uma primeira impressão errada também, nunca se sabe. E num desses dias tinha uma cantora americana lá, daquelas típicas do blues, negra, gordona e com vozerão. E ela gostou muito de me ver tocar, e disse que ela tem uma banda aqui, que faz shows e tudo mais. E disse que já faz um tempo que ela procura um gaitista... então o negócio é ver no que vai dar. Peguei o contato dela pra ver se dá seqüência. A seguir, o video que fiz neste dia (na verdade era pra ser um video, mas o maldito YouTube não deve ter convertido direito, daqui ficou só umas imagens perdidas. Talvez seja por causa do formato .3gp. Vou tentar colocar de novo o video no YouTube, de repente fica melhor).



Abraços.